sábado, 17 de março de 2012

C Audio RA3001 - Sua Exª, o Mosfet !

Chesterton Audio Company, mais conhecida por C Audio, é uma companhia inglesa de fabrico de equipamento de audio profissional, tornou-se uma referência nos finais dos anos 80'as, devido a inovações como o advento dos Mosfets de enriquecimento nos andares de saída, em amplificadores de Public Adress, com designs inovadores e simplistas.


Os clássicos pares 2SJ50/2SK135, 2SJ162/2SK1058, BUZ900/BUZ905, 2SJ49/2SK134, etc, refutavam na altura qq ideia pré concebida que os transistores de junção eram absolutos em amplificação de potência. Com evidentes vantagens ao nível da menor complexidade dos andares drivers e pré drivers, além do coeficiente de temperatura negativa, da não deriva térmica e slew rate, o Mosfet de potência ganhava terreno.



Contudo o Mosfet a meu ver tem uma desvantagem que é o facto de facilmente entrar em auto oscilação, devido á sua capacidade interna, caracteristica das suas gates e em geral é mais caro que o transistor de junção




Este equipamento entrou em reparação devido a falhas num canal, acendendo o led de protecção amarelo. Dado alguma experiencia neste tipo de amplificadores e topologias, fiz um bypass ao circuito de protecção e o circuito amplificador e de alimentação estavam a funcionar bem.


A ventilação do amplificador fica mesmo junto á placa de circuito impresso, com poeiras e humidades facilmente corroi o cobre das pistas, inibindo a alimentação dos transistores q24 , q25 (BF's) fazendo com que deixem de actuar os relés de protecção para os altofalantes.




Em cima, os 4 transistores responsáveis pelo controlo dos relés de protecção, Q22, Q23, Q24 e Q25



  No caso o relé comutava em plena carga que fez com que as armaduras se queimassem, descolando mesmo do suporte das mesmas. Foi revisto o circuito de protecção e substituido o relé danificado, voltou a funcionar bem



Sem comentários: