quarta-feira, 9 de julho de 2008

As "eternas" EL34 - a nostalgia

Quem trabalha em assistência ténica a equipamento de áudio, profissional ou doméstico, já se deparou certamente com as "relíquias " a válvulas.

Sendo certo que ainda existe uma fatia de mercado de áudio Hi-Fi a tubos de vácuo, no mundo dos músicos profissionais, a válvula ocupa um lugar de destaque, nomeadamente nas etapas pré-amplificadoras, drivers e amplificadoras, especialmente amplificadores de guitarra eléctrica.

A válvula electrónica ou o tubo de vácuo, apesar de apresentar maior distorção hármónica que o transístor, caracteriza-se por ter harmónicas ditas pares, melhor "processadas" pelo sistema auditivo humano que as ímpares dos seus homólogos de estado sólido, os transístores.

Não menos verdade é o facto de que cada vez mais nos equipamentos topos de gama se utilizam os duplos tríodos ECC83 (Europa) e 12AX7 (EUA), como garante de uma qualidade sónica bastante boa. Estas válvulas são geralmente as que "entregam em boas mãos" o sinal áudio às válvulas amplificadoras de potência do estágio de saída, no caso ás válvulas EL34.






O Marshall 6100 special edition, é uma edição comemorativa do 30º aniversário da marca nestes amps (1962 - 1992) , na realidade já lá vão 46...

Este amplificador de guitarra eléctrica é dono e senhor de uns robustos 100 watts (rms) , com 4 EL34 emparelhadas em modo push-pull, pré amplificado por uma ECC83 simétricamente acoplado ás grades dos pêntodos destas últimas.

No pré amplificador deste Marshall existem 3 canais a saber: clean, crunch e lead, todos eles valvulados com duas ECC83 cada.


As "divas" EL34 (válvulas maiores duas encobertas pelo transformador de saída)



As "filhas" ECC83

No caso o amplificador em questão tinha um canal avariado, o crunch não funcionava, derivado à falta de polarizações dos tríodos . Feito o rastreamento indicado eram de facto duas resistências de grade (gate) com valores alterados, de 100k tinham alterado pra 500k, verificadas todas as grades das válvulas e as tensões, foi calibrado o bias (polarização) nas EL34 e testado em modo tríodo e pêntodo. O esquema técnico pode ser fornecido. Em modo tríodo a potencia máx é metade, 50 W, mas tem as suas vantagens, maior linearidade e menos brilho.

Sem comentários: