![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOF19q8LmD0q8QyxhC1QfrlH7NxHAw-IUQaS2gizk60AhrKIqbspWFFj_-rDTyigg789rThl0KakcNd1bqCHL-rf1eN8ulZC-N4Ayz_IK-FM00SdCFDGvwz6ow_zDPx-13rPE_riWRTK0o/s320/HK+Elias+Px+cover.jpg)
Após inspecção do circuito, verifiquei fusiveis fundidos (T 4 Amp) e conforme imagem os transístores de potência estão alojados individualmente nestes dissipadores, são os darlington emparelhados MJ11015 e MJ11016, procedi a verificação destes e constatei 3 avariados.
-
Nestas situações é conveniente testar os transístores de potência e drivers que ficaram aparentemente em bom estado, particularmente neste amplificador pq ele funciona em bridge mode (ponte).
-
Por regra num andar final se funde um transístor, as correntes são tão bruscas e fortes que pode acontecer o seguinte: se estão dispostos em paralelo podem arrastar outros na deriva de corrente e fundem tb, isto num surto de corrente EC (emissor -colector) ou DS (dreno-source, fet's), se a corrente fundir as barreiras zener do elemento de base ou gate, é o pior, pode arrastar drivers, swifters e até pares diferenciais ou ampos. Felizmente este transístor tende a fundir junção EC. Menos mal...
-
Assim sendo é de capital importância o seu correcto emparelhamento e recomendo neste amplificadores, transístores da MOTOROLA, na sua nova designação por ON.
-
Já se deu o caso de incluir uma outra marca com a mesma referência e pura e simplesmente quando foi solicitado em carga máxima nos testes, fundiu!
-
-
Atenção ao facto de que existem transístores de potencia no mercado contrafeitos, há que analisá-los em detalhe.